Body

noticias/2026122526.jpg

Tecnologia

3.703 visualizações

Social

A NASA está de olho em Netuno

Chuva de diamantes chama atenção de pesquisadores da NASA.

Autor

Reprodução

Os olhos da NASA estão voltados para Netuno. A agência planeja enviar missões ao planeta para explorar a chamada “Chuva de diamantes”. Já dizia William Shakespeare: “Há mais mistérios entre os céus e a terra, do que supõe a nossa vã filosofia”. E ele tinha razão. Quanto mais o h...

Veja mais artigos em Tecnologia

Os olhos da NASA estão voltados para Netuno. A agência planeja enviar missões ao planeta para explorar a chamada “Chuva de diamantes”. Já dizia William Shakespeare: “Há mais mistérios entre os céus e a terra, do que supõe a nossa vã filosofia”. E ele tinha razão. Quanto mais o homem aprende sobre o universo, mais ele descobre que ainda não sabe nada.

O fenômeno raro que tem intrigado os astrônomos da NASA se dá através de um processo nada simples, e totalmente fora da capacidade humana em reproduzir algo parecido aqui na terra.

Ele se forma na camada ultradensa da atmosfera do planeta em função da pressão exercida sobre os átomos de carbono que se transformam em nuvens, e depois chuvas de diamantes.

Netuno não é o único planeta do nosso sistema solar que chove diamantes. Júpiter e Saturno também é agraciado por essa beleza da natureza.

Mas, como funciona essas fábricas naturais de diamantes?

O professor Raymond Jeanloz, que contribuiu para a descoberta da chuva de diamantes em Júpiter e Saturno disse o seguinte:

“À medida que vai caindo, o carbono entra em choque com a pressão atmosférica desses planetas e se transforma primeiro em pedaços de grafite e, em seguida, em diamantes. Dependendo das condições, esses granizos de diamante podem inclusive derreter. No final desse processo, seriam grandes o bastante para pôr em um anel.”

Ele também disse que, por ano, pode cair até 1000 Tonelada de diamantes. Cada diamante desse pode ter até 1 centímetro de diâmetro e pesar 1 grama, ou 5 quilates cada.

A título de comparação, um diamante descoberto na África do sul em 2010 tinha 232 quilates, e teve o seu valor estimado em 10 a 20 milhões de dólares.

Se 1 quilate de diamante chega a valer uns U$6.500,00, imagine qual seria o valor de 1 Tonelada de diamantes?

Mas parece que ainda vai demorar um pouco para trazer toda essa dinheirama de lá. É que a viagem de ida até Netuno leva em torno de 30 anos, só de ida. Ou seja, se você e sua esposa se casarem com 20 anos e deixar ela grávida quando viajar para Netuno, na volta seu filho já vai está com 60 anos, sua esposa com 80, e você com a aparência de quando foi pra lá.

Por horas, temos que nos contentar com os tesouros daqui da terra. Se bem que podemos ter a sorte de que um diamante desses fora de orbita caia em nosso quintal.

3.703 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies