Sexta, 22 de setembro de 201722/9/2017
Ensolarado
14º
24º
30º
Sao Paulo - SP
dólar R$ 3,13
euro R$ 3,74
TECNOLOGIA
A NASA está de olho em Netuno
Chuva de diamantes chama atenção de pesquisadores da NASA.
Indicatu Web Notícias São Paulo - SP
Postada em 08/04/2017 ás 23h09 - atualizada em 23/05/2017 ás 02h09
A NASA está de olho em Netuno

Reprodução

Os olhos da NASA estão voltados para Netuno. A agência planeja enviar missões ao planeta para explorar a chamada “Chuva de diamantes”.


Já dizia William Shakespeare: “Há mais mistérios entre os céus e a terra, do que supõe a nossa vã filosofia”. E o poeta tinha razão.


Quanto mais o homem aprende sobre o universo, mais ele descobre que ainda não sabe nada.


O fenômeno raro que tem intrigado os astrônomos da NASA se dá através de um processo nada simples, e totalmente fora da capacidade humana em reproduzir algo parecido aqui na terra.


Ele se forma na camada ultradensa da atmosfera do planeta em função da pressão exercida sobre os átomos de carbono que se transformam em nuvens, e depois chuvas de diamantes.


Netuno não é o único planeta do nosso sistema solar que chove diamantes. Júpiter e Saturno também é agraciado por essa beleza da natureza.


Mas, como funciona essas fábricas naturais de diamantes?


O professor Raymond Jeanloz, que contribuiu para a descoberta da chuva de diamantes em Júpiter e Saturno disse o seguinte:


“À medida que vai caindo, o carbono entra em choque com a pressão atmosférica desses planetas e se transforma primeiro em pedaços de grafite e, em seguida, em diamantes. Dependendo das condições, esses granizos de diamante podem inclusive derreter. No final desse processo, seriam grandes o bastante para pôr em um anel.”


Ele também disse que, por ano, pode cair até 1000 Tonelada de diamantes. Cada diamante desse pode ter até 1 centímetro de diâmetro e pesar 1 grama, ou 5 quilates cada.


A título de comparação, um diamante descoberto na África do sul em 2010 tinha 232 quilates, e teve o seu valor estimado em 10 a 20 milhões de dólares.


Se 1 quilate de diamante chega a valer uns U$6.500,00, imagine qual seria o valor de 1 Tonelada de diamantes?


Mas parece que ainda vai demorar um pouco para trazer toda essa dinheirama de lá. É que a viagem de ida até Netuno leva em torno de 30 anos, só de ida. Ou seja, se você e sua esposa se casarem com 20 anos e deixar ela grávida quando viajar para Netuno, na volta seu filho já vai está com 60 anos, sua esposa com 80, e você com a aparência de quando foi pra lá.


Por horas, temos que nos contentar com os tesouros daqui da terra. Se bem que podemos ter a sorte de que um diamante desses fora de orbita caia em nosso quintal.

FONTE: Canal 'Que curioso' - Editado por Indicatu Web Notícias
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
775

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Qual o predileto no judiciário para assumir a presidência

Joaquim Barbosa
307 votos - 50.8%

Carmem Lúcia
297 votos - 49.2%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium