Body

noticias/1643755307.jpg

Religião

8.515 visualizações

Social

Histórico de vitórias jurídicas do grupo ‘Testemunhas de Jeová‘ remete à época de Dom Pedro II

Longo acervo de vitórias do grupo ‘Testemunhas de Jeová’ remonta à época de Dom Pedro II e Santos Dumont

Autor

(Foto: Arquivos da Associação Torre de Vigia)

Devido à grande difusão mundial envolvendo as Testemunhas de Jeová na Rússia, decidimos pesquisar um pouco mais a religião para ver se encontraríamos algo de peculiar na denominação dos TJs.

A história nos reserva sempre ...

Veja mais artigos em Religião

Devido à grande difusão mundial envolvendo as Testemunhas de Jeová na Rússia, decidimos pesquisar um pouco mais a religião para ver se encontraríamos algo de peculiar na denominação dos TJs.

A história nos reserva sempre grandes surpresas. E é estudando-a que descobrimos coisas superinteressantes.

Charles Russel, fundador da igreja ‘Testemunhas de Jeová’, foi contemporâneo de Dom Pedro II e Santos Dumont, do final do século XIX à meados do início do século XX.

Segundo dados tirados do livro: “O reino de Deus já governa”, publicado pela ‘Associação Torre de Vigia’, na época, os sermões do pastor Russel ficaram tão famosos que foram divulgados por mais de 2.000 jornais em quatro idiomas no mundo.

O feito mais curioso do pastor foi ‘o decifrar’ de códigos bíblicos, os quais fizeram sua organização subir como foguete no início do século 20.

Junto com um grupo de estudiosos da bíblia, eles conseguiram prever que algo muito impactante aconteceria no ano de 1914.

Não só isso. Foram também corajosos o bastante para publicar nesses mais de 2.000 jornais essa profecia.

No estouro da Primeira Grande Guerra, há 103 anos, com a comprovação do que estava sendo publicado nos jornais, pessoas acenderam aos milhares ao pequeno grupo dos ‘Estudantes da bíblia’, como eram chamados.

Estava assim montado o palco para a Ascenção de uma potência religiosa difundida no mundo todo, cujo ideal seria ‘deixar que a bíblia interpretasse ela mesma’. Esse era o lema do pastor Russel e que continua sendo para todos os Testemunhas de Jeová.

Mas, como tudo que é novo e cresce demais, assusta e necessita de manutenção constante, logo vieram os ataques ao grupo emergente.

O pastor Russel viu-se obrigado a participar de vários debates religiosos, até mesmo dentro de igrejas quando era convidado, para provar a veracidade do que ele achava ser o entendimento correto do livro sagrado mais lido do mundo.

Seus sucessores, como Joseph Franklin Rutherford e outros, também foram presos, já no final da Primeira Grande Guerra, por publicarem livros como ‘O mistério consumado’, os quais expunham como condenáveis certos ensinamentos difundidos pelas religiões tradicionais da época. Entretanto, logo foram inocentados e libertados do cárcere.

Acredite ou não, mas, o Pastor Russel, durante toda sua vida missionária, venceu todos os debates.

Ele foi também o autor e produtor do advento ‘Foto drama da criação’, que era uma espécie de filme e som, algo muito comum e desprezado hoje com a forte presença da alta tecnologia, mas que, na época, foi um feito inédito.

Faleceu cedo, aos 64 anos, e ficou conhecido como alguém que tinha sede de aprendizado por verdades curiosas e intrigantes.

Se você tem um amigo Testemunha de Jeová e não quiser chateá-lo, nunca, jamais, diga que o Pastor Russel é o fundador da igreja.

É que, para os TJs, seu líder é Jesus e seu Deus é Jeová. O Pastor Russel foi apenas um instrumento de difusão do conhecimento eclesiástico.

Enquanto isso, a entidade religiosa, que não conhece derrota, segue unida em apoiar seus irmãos de fé na Rússia, situação que os coloca em um momento histórico, mesmo que esse fato passe despercebido até para membros da religião das Testemunhas de Jeová.

Esse foi mais um breve relato de casos superinteressantes.  

As fontes dessa matéria foram tiradas das publicações citadas abaixo e editadas pelo Portal de Notícias Indicatu.

8.515 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies