Body

noticias/1605408402.jpg

Tecnologia

3.031 visualizações

Social

Por que alguns sites espantam os usuários?

Entrei, mas, só de ver, já fui logo saindo

Autor

(Foto: Reprodução)

Primeiro porque, nem todo conteúdo agrada a todos. Tem gosto para tudo, por isso, determinadas matérias fazem o visitante não perder seu tempo e já ir logo partindo para outra página.

Mas, perceba que, dificilmente, alguém entra em um site por acaso, concorda? Então, por que o usu...

Veja mais artigos em Tecnologia

Primeiro porque, nem todo conteúdo agrada a todos. Tem gosto para tudo, por isso, determinadas matérias fazem o visitante não perder seu tempo e já ir logo partindo para outra página.

Mas, perceba que, dificilmente, alguém entra em um site por acaso, concorda? Então, por que o usuário sai logo, sem levar, sequer, cinco ou dez segundos no site?

A leitura

Vamos partir do princípio de que o brasileiro não gosta de ler. Arriscamos dizer que, essa não é uma dificuldade só dos brasileiros, mas, do ser humano em seu conjunto. Entretanto, algumas culturas desenvolveram gosto pela leitura e passou isso para seus descendentes.

Acontece que a internet facilitou muito o gosto pelo conteúdo escrito, posto o fato de este poder ser lido em aparelhos de diversos formatos, aumentando a sensação de controle da informação. Outro motivo é que a internet nos passa a ideia de ‘tempo real’ das coisas. Automaticamente passamos a crer que não somos os únicos a estar naquela página e isso torna o assunto ainda mais interessante. Um sistema de comentários plugado nas redes sociais também é uma gigante mola propulsora do gosto pela leitura e, tudo fica ainda mais intenso se a matéria foi compartilhada a você por um amigo da sua rede.

O que espanta o usuário

Uma página imensa, com grande conteúdo de texto, e o que é pior, com poucas imagens, obriga o usuário a sair depressa dali. Por natureza, somos impulsionados a sentir que, só entenderemos o assunto em questão caso leiamos toda a matéria. Isto é um grande problema, porque a internet acelerou a informação e reduziu ainda mais a paciência do usuário. A rapidez se tornou um vício e, a espera, um tédio insuportável. Prender o usuário em uma página imensa não é legal. É cansativo.

Fica pior ainda se o aparelho do internauta está saindo de linha com o surgimento de novas tecnologias e aprimoramento da rede mundial que torna o conteúdo mais pesado e difícil de abrir em alguns aparelhos mais antigos. Ele sequer perde tempo em pensar de sair daquela página.

A solução

Por isso, a dica é resumir bem o assunto e torna-lo ainda mais interessante. Isso mostra que você, dono da página, respeita o usuário e deixa a porta aberta para ele voltar outras vezes, visto que não o faz pensar: “Seu eu entrar ali vou demorar para entender”. É como um correspondente bancário que só anda cheio, com filas enormes, e faz com que clientes mais apressados se desloquem para outros mais vazios.

Gostou do assunto? Deixe sua opinião nos comentários. Acredite, alguém vai querer saber o que você pensa e, o conteúdo, pode ser mais interessante a você na próxima matéria.

Ag. Indicatu – SP/BR – 06/05

3.031 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies