Body

noticias/1520790876.jpg

Entretenimento

3.447 visualizações

Social

Jogo de xadrez – Um forte estímulo cerebral e parceiro de sucessos em provas de concursos

Jogar xadrez prepara o cérebro para situações de decisões que exigem concentração e prudência

Autor

(Foto: Reprodução)

O jogo de xadrez é uma eficiente ferramenta no campo da concentração. ...

Veja mais artigos em Entretenimento

O jogo de xadrez é uma eficiente ferramenta no campo da concentração. Por ser divertido e bastante inteligente, muitas escolas brasileiras já optaram por implantar a matéria em sua grade de ensino visando a melhora da eficiência dos alunos no poder de concentração bem como na tomada de decisões. Não só as escolas, como, também, concurseiros veteranos aderiram à prática e conseguiram potencializar a memória para situações de estresse e de alto poder de concentração.

A história do jogo

O jogo é de provável origem chinesa, inventado por volta do século III a.C. ganhando fama e popularidade na Índia, Rússia, Pérsia e Europa nos séculos seguintes. Foi citado no poema persa Karnamak por volta do século VI e amplamente documentado e aceito no meio acadêmico a partir desta época. Os árabes, no entanto, assimilaram o jogo e o difundiram no Ocidente, levando-o para a África, Espanha e Itália já no século X, expandindo-se ainda mais até a região da Escandinávia e Islândia.

O jogo

Rapidamente se percebe que o jogo, nada mais é, do que uma estratégia de combate. Para cada partida há várias possibilidades, sendo que, dificilmente elas se repetem, abrindo portas para várias saídas e estratégias que podem mudar tudo.

O objetivo do jogo é encurralar o rei, deixando-o sem saída, onde o clímax é o xeque-mate. A dama (rainha) é a peça mais importante, movimentando-se em quaisquer direções do tabuleiro. Perdê-la, dependendo do estágio da partida, pode significar perder o jogo.

A experiência é fascinante e torna o cérebro menos preguiçoso. Notará uma grande diferença em seu poder de concentração logo após algumas partidas. Jogar xadrez não é só um hobby. É divertido, inteligente, trabalha a mente e enriquece o conhecimento.

Ag. Indicatu – SP/BR – 12/05

3.447 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies