Body

noticias/782388238.jpg

Internacional

4.143 visualizações

Social

Por que os EUA ainda não atacaram a Coreia do Norte?

União Europeia classifica teste de míssil como “uma ameaça à paz e a segurança internacional”

Autor

(Foto: Reprodução)

Primeiro, porque os americanos querem reduzir ao máximo a quantidade de baixas na Coreia do Sul, sua principal aliada na península coreana, ao se iniciar uma guerra com a Coreia do Norte. O guarda-chuvas antimíssil implantado na Coreia do Sul pelos EUA já está em funcionamento, afirmou a Cas...

Veja mais artigos em Internacional

Primeiro, porque os americanos querem reduzir ao máximo a quantidade de baixas na Coreia do Sul, sua principal aliada na península coreana, ao se iniciar uma guerra com a Coreia do Norte. O guarda-chuvas antimíssil implantado na Coreia do Sul pelos EUA já está em funcionamento, afirmou a Casa Branca. O motivo é claro: Em caso de guerra declarada, uma chuva de projéteis não atômicos expelidos pela Coreia do Norte, fatalmente atingirá a Coreia do Sul no coração do seu centro financeiro, Seul, onde a estimativa inicial para a quantidade de vítimas fatais, na sua maioria civis, passa da casa de 1 milhão.

Segundo porque uma guerra com a Coreia do Norte representará um desafeto gigantesco que envolverá a Rússia e a China, aliadas da Coreia comunista. O presidente Vladimir Putin defendeu o lançamento de míssil feito pela Coreia no último sábado (13) dizendo que “não encarava o teste de míssil como uma ameaça à Rússia e que os Estados Unidos, a grosso modo falando, deveria medir as suas palavras à CN, e que, mexer com eles é o mesmo que mexer com a Rússia”. Já a União Europeia classificou o teste como sendo “uma ameaça à paz e a segurança internacional”.

O planejamento estratégico de guerra que está sendo montado pelos EUA mostra inequivocamente que será muito difícil uma possível conciliação com a CN. Entretanto, mesmo que seja impossível um acordo de paz, o rumo dos fatos atestam que o mesmo deve ser feito, ou uma guerra de proporções mundiais poderá ser desencadeada. Voltando no tempo, vê-se que as duas Coreias são como as duas Alemanhas, onde a Ocidental era governada pelos EUA e a sua parte Oriental dominada pela URSS.

A guerra da Coreia na década de 50, ainda nos estágios iniciais da guerra fria, foi encabeçada por essas duas potências, EUA e URSS, onde, no final da guerra, as partes dividiram seus territórios, ficando o Norte para a URSS, atual Rússia, e o sul para os EUA. Vale lembrar que acordos de guerra não são desfeitos e que esses laços ainda são fortes o bastante para fazer com que a força da lealdade surja naturalmente.

Enfim, resta esperar para ver o que o tempo dirá. Todos torcemos para que o bom senso e o diálogo prevaleça e que os senhores da guerra estendam suas mãos em laços de harmonia, paz e segurança para o bem da humanidade.

Curta nossa página para receber notícias novas todos os dias

Ag. Indicatu – SP/BR – 15/05

4.143 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História

Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies