Body

noticias/901632542.jpg

Saúde

3.912 visualizações

Social

O ovo faz mal à saúde?

Verdades que você precisa saber

Autor

(Foto: Reprodução)

De jeito nenhum. O ovo faz muito bem à saúde e deve ser consumido diariamente. Segundo observações do doutor Lair Ribeiro, comer de quatro a cinco ovos por dia ajuda na prevenção do diabetes e combate o colesterol. E ele não foi o único a falar bem dessa Veja mais artigos em Saúde

De jeito nenhum. O ovo faz muito bem à saúde e deve ser consumido diariamente. Segundo observações do doutor Lair Ribeiro, comer de quatro a cinco ovos por dia ajuda na prevenção do diabetes e combate o colesterol. E ele não foi o único a falar bem dessa iguaria.

Você sabia que até Jesus Cristo fez boas referências a esse alimento? Veja o que ele perguntou: “Qual pai entre vocês, se o seu filho pedir um ovo, dará um escorpião?” Isso é uma prova de que o alimento já era consumido naquele tempo. Como aquela cultura era altamente conservadora, os costumes eram passados de pai para filho, quer dizer, o ovo já era consumido há milênios antes de Cristo. Meses depois Jesus comparou os cuidados de Deus com a terra santa ao instinto protetor das galinhas. Ele disse: “Quantas vezes eu quis ajuntar vocês assim como a galinha ajunta seus pintinhos debaixo das suas asas”.

Então, se um Deus fala bem da criatura e do seu produto, que mérito teria a indústria farmacêutica para condenar o alimento.

Benefícios à saúde

O ovo contém Betaína, substância encontrada no corpo humano e em animais e plantas. É um composto químico que tem como efeito a retenção de água nas células e a proteção contra condições ambientais desfavoráveis. A substância também é encontrada na Beterraba e em frutos do mar. Também, previne a pessoa de doenças cardíacas, como já foi mencionado no início da matéria. Um outro composto químico encontrado no ovo é a Luteína, uma substância poderosa que previne de doenças na visão como a catarata. É um alimento milenar que, se consumido sem combinações químicas adversas, pode proteger você de vários problemas de saúde.

Frito ou cozido?

Tanto faz, mas, atente para alguns cuidados. O óleo de Canola, apesar de ser um dos mais caros, é altamente condenado por profissionais sérios da medicina. Infelizmente, a maioria da população carece de recursos para se alimentar adequadamente. Os tipos de óleo mais indicados para ser usado no cozimento dos alimentos são a banha de porco, o óleo de coco e o azeite de oliva. O óleo de soja é o mais usado na culinária brasileira pela classe de menor poder aquisitivo e é alvo de críticas e más observações da medicina. Entretanto, se puder fazer uso dos produtos citados acima, não hesite em fazê-lo.

Já o ovo cozido não tem contra indicações. Só não exagere no sal, já que este, também, se consumido em excesso, pode causar sérios danos ao coração. O ovo cozido temperado com canela pode prevenir o Diabetes, segundo o Doutor Lair Ribeiro.

Então, fique tranquilo(a) e aproveite. O ovo faz bem sim à saúde e deve ser consumido sem medo, desde que se tome as devidas precauções. Porém, os organismos não são iguais e há certos alimentos que causam alergias ou até mesmo mal estar. Se esse for o seu caso em relação ao ovo é melhor consultar o seu médico e tomar os cuidados necessários para evitar complicações. Boa saúde para você!

Ag. Indicatu – SP/BR – 16/05

3.912 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História



Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX


Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies