Segunda, 18 de dezembro de 201718/12/2017
Nublado
19º
21º
24º
Sao Paulo - SP
Erro ao processar!
Patrocínio_LARGO_01
INTERNACIONAL
A grande depressão dos anos 30 pode voltar nos anos de 2018 e 2019?
Cenário político mundial instável pode levar o mundo à uma grande depressão sem precedentes
Indicatu Web Notícias São Paulo - SP
Postada em 05/06/2017 ás 09h17 - atualizada em 22/07/2017 ás 00h48
A grande depressão dos anos 30 pode voltar nos anos de 2018 e 2019?

(Foto: Wikipédia - A fotografia Migrant Mother, de Dorothea Lange - Florence Owens Thompson e seus sete filhos nos EUA em 1936 em busca de emprego em Nipono na Califórnia)

Se quiser o leitor uma definição exata para a palavra “incerteza” volte no tempo, mais especificamente a partir do ano de 1929 e além de meados de 1930. O início de um mundo globalizado que, até aquele momento, mal saia de uma terrível grande guerra, enfrentava uma longa e severa crise econômica de grandes proporções, levando principalmente a Europa e o resto do mundo a um estado de calamidade pública mundial em sentido financeiro até então nunca antes visto. A grande depressão é considerado o pior e o mais longo período de resseção econômica do século XX. Aquela depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas altíssimas no PIB (produto interno bruto) de diversos países, alarmantes taxas de desemprego, inéditas quedas na produção industrial, o despencar assustador dos preços das ações, enfim, todo medidor de atividade econômica no mundo sofreu o severo impacto da grande depressão.


Nos Estados Unidos a crise começou em Julho de 1929, apesar de o dia 24 de Outubro ser popularmente conhecido como o dia que marcou o início da grande depressão. A notícia da drástica queda da bolsa de valores de Nova York, a New York Stock Exchange, circulou o mundo e ficou conhecida como a “terça-feira” negra, fazendo milhares de acionistas perderem grandes somas de dinheiro literalmente da noite para o dia. Alguns perderam tudo o que tinham.


Ironicamente, a segunda grande guerra foi um evento de peso o qual pôs um fim ao galopar maligno de um cavaleiro faminto, mas que mergulhou o mundo em uma sangrenta batalha mundial inédita, destruindo uma civilização cultural estimada em mais de 1 bilhão e 500 milhões de anos de história.


Paralelo atual


O cenário de incerteza política e econômica atual leva a crer que o mundo está, mais uma vez, a entrar em um período de recessão mundial, a qual não será apenas econômica, mas, calamitosa em várias esferas da civilização. Diferente do que aconteceu nos anos 30, o desencadear de um evento desse porte poderá ser muito pior, sem precedentes a tudo então conhecido. Tem-se uma população mundial triplicada, faminta e desempregada, muito maior à da década de 30. Tem-se um mundo informatizado, de comunicação veloz, com conteúdo violento e desumano aberto ao público de todas as faixas etárias, fomentando o ódio e a violência 24 horas por dia ininterruptamente. Tem-se armas de poder destrutivo colossais capazes de extinguir a humanidade centenas de vezes em questão de minutos. Estamos em um momento de incerteza política em que nações poderosas ameaçam umas às outras de um possível confronto nuclear. Enfim, as expectativas não são nada boas para os dias ou anos à frente.


Religiosos de vários cultos referem-se a tais eventos como uma grande tribulação que irá acontecer algum dia. Já os profetas do apocalipse apontam o ano de 2018 para o início desses e outros eventos. Reservamo-nos ao direito de não opinar a respeito, contudo, fazemos votos para que não aconteça. Por outro lado, baseamos nossa matéria em uma tendência histórica confirmada que desaguou em um triste capítulo de longos anos de crise e que tem todos os traços para uma reprise medonha.


Será que estamos à caminho de uma grande tribulação?


Fonte de pesquisa: Wikiédia


Rredação: Indicatu Web Notícias -  SP/BR - 05/06

FONTE: Wikipédia - Texto: Da redação
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
2.375
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium