Body

noticias/1394613268.jpg

Internacional

5.998 visualizações

Social

O lado obscuro das canções de ninar

por que as canções de ninar são aterrorizantes

Autor

(Foto: Reprodução)

As canções de ninar sempre foram uma sáida para prender a atenção das crianças

Veja mais artigos em Internacional

As canções de ninar sempre foram uma sáida para prender a atenção das crianças, relaxa-las e fazê-las dormir. A voz suave da mamãe cantarolando baixinho em seus ouvidinhos faz o bebê dormir tranquilamente por horas a fio os doces sonos das suas madrugadas em claro.

Acontece que o conteúdo de algumas das canções de ninar mais conhecidas são um tanto quanto estranhos. Nesta matéria falaremos de algumas dessas canções de ninar e porquê são tão esquesitas.

BOI DA CARA PRETA 

Essa é, sem dúvidas, a canção de ninar mais conhecida por todos os brasileiros. Em seu conteúdo, pede-se que o animal "pegue" a criança que tem medo de careta. Vale notar que a criança talvez nunca tenha visto uma careta na vida, ou, que até mesmo não tenha medo de uma. Mas, posto o fato da propaganda feita em forma de canção, é incultido na criança um pavor até então desconhecido.

O CRAVO E A ROSA

Aqui, a violência e o sadismo descomedidos estão subliminares nessa canção de ninar e são enfatizados sem nenhum pudor. Entende-se, pela letra da canção, que houve uma briga entre namorados, sendo que um saiu ferido e o outro, muito pior.

CIRANDA CIRANDINHA 

Nesta canção de ninar, o sagrado matrimônio é atacado cruelmente. Símbolo de laços de união, o anel de noivado, ou de casamento, representa a união existente entre duas pessoas que se amam e desejam externar esse sentimento pelos votos do casamento. A canção, no entanto, faz questão de dizer que o anel usado na relação era de vidro, quebrando-se com facilidade. Os anéis de casamento são de ouro, o metal mais nobre que existe na face da terra, uma forma de mostrar que os laços que ali estão sendo formados serão fortes e estáveis. Entretanto, a fragilidade da relação descrita na canção é confirmada com as palavras: "o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou". Um Outro fator estranho nessa musiquinha é a improdutividade. veja: "vamos dar a meia volta , volta e meia vamos dar", ou seja, o indivíduo gira gira e nunca sai do lugar, jamais completando o círculo.

A CUCA VAI PEGAR 

Aqui, a solidão e o desamparo são ensinados logo no começo da vida da criança. veja: "Mamãe foi pra rua, papai foi trabalhar", sem contar o medo de ser pego por uma criatura assustadora. É estranho porque é justo nessa fase que as mães adoram ficar o máximo de tempo possível junto com o bebê.

Gostou dessas curiosidades? É possível que de hoje em diante pensará duas vezes antes de cantar para o seu filhinho.

5.998 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies