Body

noticias/2039323991.jpg

Esportes

2.741 visualizações

Social

CR7 teria camuflado até ‎€ 150 mi em paraísos fiscais, diz revista alemã

Técnico José Mourinho também é citado.

Autor

Cristiano Ronaldo. (Foto: Reprodução)

A estrela do Real Madrid Cristiano Ronaldo e o técnico do Manchester United, José Mourinho, teriam participado de um "sistema de camuflagem fiscal e Veja mais artigos em Esportes

A estrela do Real Madrid Cristiano Ronaldo e o técnico do Manchester United, José Mourinho, teriam participado de um "sistema de camuflagem fiscal e lavagem de dinheiro", acusou nesta sexta-feira um consórcio de jornais esportivos europeus. O craque português teria camuflado até 150 milhões de euros em paraísos fiscais. Os representantes de ambos negam as acusações. O grupo de veículos espera publicar nas próximas semanas documentos obtidos pelo "Football Leaks".

O "Fottball Leaks" é um site que tem vazado vários contratos e documentos ligados aos grandes clubes e personagens do futebol. Recentemente, os contratos de James Rodríguez, com o Real Madrid, e de Neymar, com o Barcelona, foram revelados pelo grupo.

A partir de informações obtidas pelo jornal alemão "Der Spiegel", os diários afirmam que Cristiano Ronaldo teria "camuflado 150 milhões de euros em paraísos fiscais, na Suíça e nas Ilhas Virgens Britânicas", beneficiando-se de "um sistema elaborado por seu empresário, Jorge Mendes".

Ainda segundo o grupo, batizado de Colaborações Investigativas Europeias (EIC, na sigla em inglês), José Mourinho teria "dissimulado 12 milhões de euros da Receita, colocando o dinheiro em uma conta na Suíça de uma empresa com registro nas Ilhas Virgens Britânicas". Além da "Der Spiegel", o EIC conta com os seguintes veículos: CRIJ/The Black Sea (Romênia), El Mundo (Espanha), L'Espresso (Itália), Expresso (Portugal), Falter (Áustria), Le Soir (Bélgica), Mediapart (França), Newsweek Srbija (Sérvia), NRC Handelsblad (Holanda), Politiken (Dinamarca) e o Sunday Times (Inglaterra).

Em sua publicação, o "El Mundo", da Espanha, explica que as informações foram divulgadas na véspera do clássico por coincidência. Barcelona e Real Madrid se enfrentam pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol neste sábado. Segundo o jornal, os 12 veículos haviam combinado a data de publicação do material antes que o jogo estivesse marcado.

De acordo com as reportagens, José Mourinho teria sido alvo de "uma inspeção fiscal na Espanha" e isso teria "se traduzido em um ajuste de 4,4 milhões de euros, com penalizações incluídas".

No total, estes primeiros documentos revelados pelo "Football Leaks" se referem a "um sistema" colocado em pé pelo empresário das duas estrelas, o também português José Mendes, que teria escondido "pelo menos 185 milhões de euros em receitas de patrocínio da vista das administrações fiscais, através de uma rede de empresas de fachada e de contas offshore na Irlanda, Ilhas Virgens Britânicas, Panamá e Suíça".

A empresa de Jorge Mendes, a Gestifute, respondeu nas primeiras horas desta sexta-feira, antes da publicação das acusações, afirmando que Cristiano Ronaldo e Mourinho respeitam "plenamente suas obrigações fiscais diante das autoridades espanholas e britânicas".

2.741 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies