Body

noticias/61400685.jpg

Internacional

1.368 visualizações

Social

Milhares marcham na Coreia do Sul pedindo saída da presidente

A presidente Park Geun-hye é acusada de permitir que uma amiga próxima cometesse tráfico de influência.

Autor

Estima-se que cerca de 500 mil pessoas participaram dos protestos. (Foto: Reprodução/Reuters)

Centenas de milhares de sul-coreanos se reuniram em Seul neste sábado exigindo a demissão da presidente Park Geun-hye. Este é o o sexto fim de semana seguido de Veja mais artigos em Internacional

Centenas de milhares de sul-coreanos se reuniram em Seul neste sábado exigindo a demissão da presidente Park Geun-hye. Este é o o sexto fim de semana seguido de protestos. Os organizadores do evento estimaram que 500.000 pessoas participaram do protesto de sábado, enquanto a polícia se recusou a dar uma estimativa, mas disse que cerca de 20.000 policiais acompanhavam o movimento.

A marcha acontece após três partidos da oposição apresentarem um projeto de lei para o parlamento para acusar Park, que pode se tornar a primeira líder democraticamente eleita a ser forçada a deixar o cargo.

O projeto, assinado por 171 membros da assembleia de 300 assentos, disse que Park violou a Constituição e o direito penal ao abusar de seu poder no escândalo de tráfico de influência. Park é acusada de permitir que uma amiga próxima, Choi Soon-sil,  se aproveitasse da relação com a mandatária para pressionar indevidamente empresas a contribuir com fundos para fundações que foram criadas para promover suas iniciativas políticas. A presidente negou envolvimento no caso, mas pediu desculpas à nação.

Os três partidos da oposição disseram na última sexta-feira que votarão pelo impeachment de Park no dia 9. Um projeto de lei, uma vez introduzido, é revisto pela secretaria do parlamento, uma formalidade, antes de ser levado ao plenário. Os três partidos têm membros suficientes para iniciar o processo, mas precisarão de 28 membros do Partido Saenuri do Parque para conseguir a votação da maioria de dois terços necessária para aprovar a lei. Não está claro se há suficientes membros do Saenuri para aprovar o impeachment.

1.368 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História




Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies