Body

noticias/984024708.jpg

Brasil

2.000 visualizações

Social

CNH brasileira agora será em estilo cartão de crédito

Com a nova CNH será possível pagar pedágios e transportes públicos

Autor

(Foto: Reprodução)

O documento oficial dos condutores de veículos no Brasil passa por uma grande transformação e terá um novo formato com múltiplas funcionalidades de cobertura nacional e até internacional.

O contran aprovou a Veja mais artigos em Brasil

O documento oficial dos condutores de veículos no Brasil passa por uma grande transformação e terá um novo formato com múltiplas funcionalidades de cobertura nacional e até internacional.

O contran aprovou a CNH digital, o novo formato do documento que será em estilo cartão de crédito com chip e código QR. A versão impressa em papel será descontinuada e o novo modelo de plástico do documento será implantado em todo o território nacional até 1 de Janeiro de 2019.

 A UnB (Universidade de Brasília) apoiou o desenvolvimento do novo documento, após a elaboração e realização de um estudo sugerindo  alteração, segundo comunicado do ministério das cidades, órgão integrado ao contran.

O objetivo da mudança será possibilitar que a nova CNH seja integrada a outros serviços públicos ou privados, dentro ou fora do país. A alteração também dificulta, sobremaneira, as possibilidades de fraudes na emissão do documento a novos condutores.

Uma das comodidades do novo formato do documento será a possibilidade de consultas rápidas de infrações do condutor mesmo estando offline.

Mas o melhor ainda está por vir. Com a nova CNH será possível fazer pagamento eletrônico de pedágios  e serviços de transportes públicos; obter acesso a prédios públicos e até privados (como faculdades); fazer comparação biométrica, uma vez que as digitais estarão gravadas no chip, e acesso a certificados digitais.

Mais informações sobre o novo documento serão divulgados em breve, como o tamanho e o formato. É sabido que a nova CNH será confeccionada em plástico policarbonato que, segundo o contran, é mais resistente do que o papel.

O Denatran (departamento Nacional de Trânsito) irá controlar as chaves de segurança de acesso ao chip, podendo também compartilhar, mediante convênio com outras unidades públicas ou privadas, o acesso a pastas ou a aplicações específicas, sem que haja o risco de cópias ou leituras de dados sigilosos/protegidos, diz o texto da resolução.

Os serviços já estão em funcionamento nas unidades federativas do Distrito Federal, Goiás e Alagoas. Todos os estados deverão implantar a nova CNH até 1º de Janeiro de 2019.

AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 07/12

Texto: Da redação

Fonte: UOL

2.000 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies