Sábado, 20 de janeiro de 201820/1/2018
Nublado
19º
20º
26º
Sao Paulo - SP
Erro ao processar!
BRASIL
CNH brasileira agora será em estilo cartão de crédito
Com a nova CNH será possível pagar pedágios e transportes públicos
Indicatu Web Notícias São Paulo - SP
Postada em 07/12/2017 ás 22h44 - atualizada em 17/12/2017 ás 12h44
 CNH brasileira agora será em estilo cartão de crédito

(Foto: Reprodução)

O documento oficial dos condutores de veículos no Brasil passa por uma grande transformação e terá um novo formato com múltiplas funcionalidades de cobertura nacional e até internacional.


O contran aprovou a CNH digital, o novo formato do documento que será em estilo cartão de crédito com chip e código QR. A versão impressa em papel será descontinuada e o novo modelo de plástico do documento será implantado em todo o território nacional até 1 de Janeiro de 2019.


 A UnB (Universidade de Brasília) apoiou o desenvolvimento do novo documento, após a elaboração e realização de um estudo sugerindo  alteração, segundo comunicado do ministério das cidades, órgão integrado ao contran.


O objetivo da mudança será possibilitar que a nova CNH seja integrada a outros serviços públicos ou privados, dentro ou fora do país. A alteração também dificulta, sobremaneira, as possibilidades de fraudes na emissão do documento a novos condutores.


Uma das comodidades do novo formato do documento será a possibilidade de consultas rápidas de infrações do condutor mesmo estando offline.


Mas o melhor ainda está por vir. Com a nova CNH será possível fazer pagamento eletrônico de pedágios  e serviços de transportes públicos; obter acesso a prédios públicos e até privados (como faculdades); fazer comparação biométrica, uma vez que as digitais estarão gravadas no chip, e acesso a certificados digitais.


Mais informações sobre o novo documento serão divulgados em breve, como o tamanho e o formato. É sabido que a nova CNH será confeccionada em plástico policarbonato que, segundo o contran, é mais resistente do que o papel.


O Denatran (departamento Nacional de Trânsito) irá controlar as chaves de segurança de acesso ao chip, podendo também compartilhar, mediante convênio com outras unidades públicas ou privadas, o acesso a pastas ou a aplicações específicas, sem que haja o risco de cópias ou leituras de dados sigilosos/protegidos, diz o texto da resolução.


Os serviços já estão em funcionamento nas unidades federativas do Distrito Federal, Goiás e Alagoas. Todos os estados deverão implantar a nova CNH até 1º de Janeiro de 2019.


AGÊNCIA INDICATU - SP/BR - 07/12


Texto: Da redação


Fonte: UOL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
427
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium