Body

noticias/1505055882.jpg

Interessantes

9.346 visualizações

Social

Assinante da revista Despertai na década de 90, letras do cantor Edson Gomes falavam de justiça e da sua fé em Deus

Música Resgate Total emplacou nas paradas de sucesso na década de 90

Autor

(Foto: Montagem por Indicatu Web Notícias)

Edson Gomes foi o principal cantor de reggae brasileiro que emplacou nas paradas de sucesso na década de 90 e ganhou grande destaque entre outros artistas do gênero Veja mais artigos em Interessantes

Edson Gomes foi o principal cantor de reggae brasileiro que emplacou nas paradas de sucesso na década de 90 e ganhou grande destaque entre outros artistas do gênero com suas músicas que mesclavam, ou melhor, retratavam as condições de vida desiguais sofridas pelas classes menos favorecidas, tendo como única solução para as injustiças sociais uma intervenção divina rápida e maciça.

Edson Gomes nasceu no ano de 1955 na cidade de 'Cachoeira' na Bahia. Hoje, aos 62 anos, ainda é considerado por muitos artistas do gênero 'o maior cantor de reggae' da história do país.

O ritmo do Reggae nunca caiu no bom gosto das mídias tradicionais por se tratar de uma letra de protesto contra o sistema, letras fortes  e condenatórias que falam da realidade injusta sofrida pelos desafortunados, principalmente os negros que viviam e ainda vivem nas zonas periféricas dos grandes centros urbanos.

Inteligentemente, o cantor Edson Gomes aproveitou essa deixa social realística para traduzir verdades proféticas contidas na Bíblia que retratam a salvação dos menos favorecidos pelo 'Divino Todo Poderoso'. As letras do cantor Edson Gomes não falavam apenas de profecias, mas, também, de apelos suplicantes que clamavam desesperadamente pelo socorro de Deus, o único que entende e ampara os fracos e oprimidos na sua angústia social irremediável.

O que muita gente não sabe é que o interesse do cantor Edson Gomes pelas histórias da Bíblia teve uma base muito forte. Nos tempos idos da década de 90, o cantor se interessou pelas literaturas das Testemunhas de Jeová, em especial a revista Despertai, publicação de assuntos variados e com foco na vida em sociedade. O cantor chegou até mesmo a ser assinante da revista. O fato de a revista Despertai falar de história, de tragédias e das injustiças do sistema deve ter chamado atenção do cantor e compositor Edson Gomes.

Uma música de grande sucesso do cantor, a qual foi tema do disco 'Resgate total', fala de um ensinamento muito difundido pelas Testemunhas de Jeová - O Resgate do Cristo - um tema que chegou a ser rejeitado por vários clérigos na época de Charles taze Russell, cujos discursos eram disputados a unhas e dentes por mais de 2.000 jornais do mundo inteiro no início do século 20, que se interessavam em publicar os sermões do pastor.  A música 'Resgate Total' foi um sucesso.

Um outro grande sucesso do cantor - Criminalidade -, trazia um trecho em que deixava claro que o autor acreditava em Jah, uma forma abreviada do nome Jeová, poeticamente chamado na música de 'um super-homem' capaz de trazer a solução imediata para os problemas sociais.

As músicas têm um forte poder de influência, e os artistas sabem disso. Tanto O é, que exploram com afinco essa arte. Comenta-se que o cantor Edson Gomes chegou até mesmo a estudar a bíblia com as Testemunhas de Jeová, mas ele não chegou afirmar isso de público. Tudo o que se sabe é que, as letras de algumas de suas músicas de sucesso, revelam suas convicções na existência de um Criador como a única solução para todas as formas de injustiças no mundo, um tema de diálogo bastante usado pelas Testemunhas de Jeová.

Agência Indicatu - SP/BR - 03/01

Texto: Da redação 

9.346 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies