Body

noticias/124261241.jpg

Tecnologia

5.395 visualizações

Social

Inventor brasileiro cria rede social do trânsito que pode ser o fim dos acidentes

Produção e comercialização de milhões de unidades do equipamento depende do apoio de empresas investidoras

Autor

(Foto:Imagens de arquivo: Paulo Gannam / Imagens Freepik)

Brigas em casa, desemprego, preocupações e estresses em geral são uma constante na vida de milhares de condutores brasileiros dos grandes e pequenos centros urbanos. E é ao entrar no carro que a transformação acontece, fazendo com que o que já esta...

Veja mais artigos em Tecnologia

Brigas em casa, desemprego, preocupações e estresses em geral são uma constante na vida de milhares de condutores brasileiros dos grandes e pequenos centros urbanos. E é ao entrar no carro que a transformação acontece, fazendo com que o que já estava ruim acabe ficando pior, ou até em tragédia.

 Estudos revelam que, além da falta de atenção, a maioria dos acidentes nas estradas são causados pelas alterações de humor dos condutores. Soma-se aos inconvenientes já mencionados as provocações e falta de respeito no trânsito, criando-se o cenário perfeito para calamidades que poderiam ser evitadas com um simples “Bom dia!”, “Me desculpe!” ou, “Obrigado!”.

Pensando nisso, um inventor brasileiro Paulo Gannam  criou a "Rede Social do Transito", um aplicativo que pode significar o fim dos acidentes gratuitos no trânsito, reduzindo a zero as tragédias causadas nas rodovias e demais vias públicas pela falta de comunicação. Paulo batizou o aplicativo de “Sistema de Cooperação no Trânsito. É um sistema eletrônico de comunicação instantânea que alerta, com frases pré-gravadas e curtas, qualquer problema identificável em um veículo.

A ideia é que todos os condutores disponham do serviço para que haja a interação entre os usuários. O inventor do projeto informa que a interação poderá ser feita tanto entre os usuários que possuem como, também, entre os que não possuem o hard, através de um aplicativo. Nas mensagens pré-definidas, expressões de cordialidade e de alertas são enviadas em tempo real pelos condutores.  Entre os alertas essenciais do programa estão: acidentes; animais à frente; incêndios; neblina, e mais: É possível até enviar avisos de sequestro e assaltos em andamento.

Em entrevista à reportagem do site Indicatu, o desenvolvedor do sistema afirmou que “o produto tem usabilidade muito mais simples do que smartphones usados separadamente, é mais acessível ao grande público e de baixo custo, se comparado com redes veiculares em desenvolvimento”. Paulo afirma que o sistema é seguro e não representa riscos por desvio de atenção entre os condutores, visto ser de fácil e ágil manuseio. O sistema já foi testado e aprovado por 34 pessoas entrevistadas pelo inventor, que avaliaram positivamente a criação patenteada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Além dos condutores autônomos, setores da área de segurança pública como, Polícia e Corpo de Bombeiros, poderão ser beneficiados com a troca de informações precisas acerca de acidentes e outras situações de crise, como as já mencionadas anteriormente.

Além de veículos pesados e de quatro rodas, o sistema também poderá ser usado por motociclistas e até ciclistas.

Com a produção em larga escala do equipamento, a meta é que milhões veículos rodando em todo o país estejam equipados com o dispositivo. De baixo custo e fácil instalação, a “rede social do trânsito” promete tornar a comunicação entre os condutores intuitiva e segura.

Para os investidores que querem apostar na novidade, esse é um dos tipos de negócio que só aparece 1 vez a cada 10 anos.

O invento inédito no Brasil e que já é tendência na Europa é uma boa pedida nos estressantes instantes automobilísticos da geração mais apressada da história.

 

- Inventor do sistema: Paulo Gannam

- Reportagem: Agência Indicatu Web Notícias

- Texto: Da redação

 

5.395 visualizações

Falando sobre Artigos relacionados, História, Tecnologia, Mais lidos, Esportes, Internacional

Relacionados

Artigos relacionados




História

História


Mas será o Benedito?

A história de um escravo fugitivo que libertava outros escravos para romper as amarras da escravatura no século XIX



Tecnologia

Tecnologia




Mais lidos

Mais lidos




Esportes

Esportes




Internacional

Internacional




Privacidade Termos de uso Cookies